Como fazer um orkut

Há certo tempo (de fato, bem no início dessa rede social) você precisava de um convite para poder entrar no orkut. Isso gerava, em tese, uma rede de amigos na qual todos os participantes se conheciam de um jeito ou de outro. Assim, não era preciso saber como fazer um orkut.

Com o tempo e a popularização do site, o Google autorizou que fossem criadas contas sem precisar de convite.

Hoje, para fazer um orkut, você só precisa acessar o site, que é um dos mais acessados do Brasil, (www.orkut.com) e clicar em Entre já como você pode ver  na imagem abaixo:

Fazer um orkut - Entre já

Então,você será levado para uma tela de cadastro, na qual você deve informar seus dados pessoais, como nome, e-mail e senha:

Como Fazer um orkut - Cadastro

ATENÇÃO: preencha seu e-mail corretamente, você vai precisar ter acesso a essa conta para ativar sua conta do orkut

Depois de preencher, é só clicar em Aceito, criar minha conta

Como Fazer um orkut - Aceito, Criar minha conta

Você vai ser enviado para uma tela que diz que lhe foi mandado um e-mail de confirmação. Clique no link que estará no e-mail. Assim, você já pode acessar seu orkut e usar qualquer outro serviço do Google com seu usuário e senha!

Criado seu orkut, você já pode enviar scraps, escrever depoimentos, entrar em comunidades, jogar jogos como o Colheita Feliz, BuddyPoke, Mini Fazenda, Mega City e muito mais.

O primeiro passo é preencher o seu perfil do orkut. É preenchendo essas informações que você permitirá que seus amigos vejam seu nome, endereço, informações profissionais, músicas e bandas prediletas, status de relacionamento e inclusive alterar sua foto do orkut.

Alterando a foto do perfil do orkut

  • Acesse sua conta do orkut, preenchendo o nome do usuário e a senha.
  • No menu do topo clique em “Perfil”
  • Aparecerá um link azul, no topo da página, escrito editar informações do meu perfil. Clique
  • Então aparecerá uma janela com uma pequena foto no canto esquerdo superior. Clique em “Alterar Foto” e selecione em seu computador a foto que dejear.

Porém, de nada adianta ter um perfil completo se você ainda não adicionou seus amigos! O próximo passo é encontrar todos seus amigos que têm Orkut para começar a interagir com eles. Da mesma forma que o Facebook, o orkut dá sugestões de amigos para você adicionar. Mas você também pode fazer uma busca através da caixa no canto superior direito, digitando o nome da pessoa que procura.

Assim que você encontrar o amigo que procura, clique em Adicionar como amigo. Assim que a pessoa aceitar seu convite, vocês já poderão enviar scraps, criar depoimentos e visualizar o perfil um do outro (dependendo das configurações de privacidade de cada um)

Após fazer um orkut, conheça as Comunidades

Entre em suas comunidades preferidas do orkut

O conceito de comunidade virtual apareceu pela primeira vez justamente no orkut. Uma comunidade nada mais é que um grupo virtual em que pessoas com um interesse em comum podem compartilhar opiniões, informações, dúvidas e críticas em relação àquele determinado assunto. No orkut existem comunidades sobre praticamente qualquer assunto, sendo algumas muito populares. Você pode buscar comunidades através do campo de busca ou então encontrar comunidades interessantes através do perfil de seus amigos. Veja algumas mais populares que selecionei para você:

Aplicativos do Orkut

Outra ferramenta disponível para você usar no orkut são os aplicativos. São pequenos programas que você usa diretamente pelo site para se divertir ou interagir com outros usuários. Há diversos jogos muito populares entre os usuários, como o Colheita Feliz, a Mini Fazenda, o Buddy Poke, a Vila Mágica, o Flying Kingdoms, Candy Dash e muitos outros.

Através dos aplicativos você também vai encontrar temas para o novo orkut – um jeito muito legal de mudar a aparência do seu perfil, super álbum de fotos – um aplicativo que melhora a aparência e o jeito de navegar em seus álbuns, aplicativos que permitem ler notícias, gerenciar suas financas e um infinidade de outros muito úteis para a vida de qualquer usuário do orkut.

Além disso que foi falado, há algum tempo o Gtalk, programa de mensagens instantâneas do Google, também foi adicionado ao orkut, permitindo uma nova forma de comunicação com seus amigos através do site (que já possuía os scraps, os comentários, as atualizações de status e os depoimentos).

Selo de 5 anos como usuário do orkutOutro recurso muito divertido são os selos do orkut. São pequenos prêmios que você vai ganhando conforme realiza algumas coisas no site. Eu, por exemplo, tenho um selo de 5 anos como usuário dessa rede social. Será que você chega lá?

Para finalizar e destacar mais uma vez o quanto vale a pena fazer um orkut, lembre-se que é possível adicionar vídeos do Youtube ao seu perfil e compartilhar com seus amigos. Assim você terá uma espécie de álbum de vídeos pessoal que você poderá assistir sempre que quiser.

E para quem acha que o orkut está morrendo com a ascensão do Facebook, assista ao vídeo abaixo:

Não espere mais, vá agora mesmo fazer orkut e aproveitar toda a diversão que ele proporciona!

Você gostou deste post?

Leia também: