Como fazer uma música

Se você está lendo este artigo é porque tem gosto pela música, ou tem talento ou conhece sobre o assunto. Fazer uma música pode ser um processo muito simples ou muito complexo, pois e existem muitas formas de fazer, depende de como os artistas trabalham, do seu estilo, porém uma coisa todos eles tem em comum, sensibilidade musical, que pode ser nata ou apreendida.

Para muitas pessoas fazer uma música pode parecer um sonho, escutar uma música sua tocando nas rádios brasileiras e fazendo sucesso, porém não tem a mínima noção de como surge uma música, de onde vem a ideia e como se faz para juntar a letra com a melodia e os arranjos instrumentais. Para outras pessoas, contudo, esse conhecimento é nato, ou seja, ele é natural, e para estas, mesmo sem possuírem o conhecimento formal de música conseguem fazer música com muito talento e de forma simples, são pessoas que tem sensibilidade musical, ouvido para música. Contudo, mesmo para o primeiro grupo, aquele formado por pessoas que não entendem nada de música, ainda há uma esperança, pois atualmente a tecnologia é uma realidade na música além de existirem diversos cursos de música profissionalizantes e que habilitam e capacitam pessoas que gostam de música para fazerem música.

Basicamente uma música é composta pela letra, melodia, acordes, ritmo e arranjo. A letra é uma forma de poesia, é o que se deseja expressar, revelar ou até mesmo contestar, não existe regra nem limites para a letra de uma música. A melodia é o que define o estilo da música; os acordes são a base da música, pode ser MI, SOL, etc. O ritmo normalmente é definido pela bateria e pelos instrumentos de percussão e o arranjo é o conjunto de todos esses componentes de forma harmônica. De uma forma muito simplificada, podemos dizer que estas são as partes essenciais de uma música, contudo atualmente a tecnologia existente oferece recursos suficientes para fazer uma música de forma muito mais técnica e simplificada.

Mas uma coisa é muito clara no mundo da música, não existe uma fórmula única e definida como certa, o ponto de partida deve ser uma inspiração, um desejo, e que pode surgir a partir de uma letra ou de uma melodia, e é a partir da inspiração do homem que surgem os maiores sucessos musicais.

Você gostou deste post?

Leia também: