Como fazer um vídeo

O YouTube popularizou os vídeos domésticos, produzidos por pessoas de todos os lugares que gravam toda sorte de imagens e cenas e publicam na internet, compartilhando com o resto do mundo. Esses vídeos, cada dia mais populares, têm feito algumas pessoas se transformarem em celebridades instantâneas. Pessoas que cantam, dançam ou fazem alguma coisa considerada especial, seja pela beleza, capacidade ou mesmo por ser muito bizarra.

Essas pessoas ganham seus 15 minutos de fama, muitas são convidadas para programas de TV, se apresentam e depois voltam para o seu anonimato. Inclusive crianças têm seus vídeos publicados na internet e acabam se tornando celebridades instantâneas. Esse fenômeno, associado ao acesso de grande parcela da população as modernas tecnologias, tem tornado imensurável o número de vídeos realizados e publicados diariamente na internet.

Contudo além desse tipo de vídeo, com imagens gravadas por filmadoras, máquinas digitais e até mesmo telefones celulares, existem também os vídeos realizados com imagens estáticas, especialmente com fotografias e mensagens. Estes vídeos também podem ser publicados em sites como o YouTube ou mesmo no seu blog.

O Movie Maker é um dos programas mais utilizados para fazer vídeos com imagens, permitindo que você dê movimento, acrescente som e também mensagens as suas produções. Acompanhe conosco o passo a passo para fazer um vídeo com o Movie Maker.

  1. Na barra de tarefas “Iniciar”, clique em “todos os programas” e localize o “Windows Movie Maker”.
  2. Depois de aberto o programa vá até a guia “Ferramentas/Opções”, dê um clique na aba “Avançado” e defina a duração das imagens, ou seja, o tempo de duração de cada imagem em cena e o espaço de tempo entre uma e outra. Defina o tempo e dê Ok.
  3. O próximo passo é escolher as imagens. Clique na guia “Tarefas/Importar imagens” e selecione todas as imagens que você deseja; clique na opção “importar musicas” e escolha a música de fundo que você deseja para seu vídeo.
  4. Nessa etapa você vai organizar seu vídeo. Primeiro arraste a música e coloque na linha do tempo, bem embaixo na janela do programa, em seguida faça o mesmo com as imagens, na ordem que elas devem aparecer no vídeo.
  5. Nas guias ao lado você pode editar o filme, acrescentando legendas nas imagens, títulos, mensagens e efeitos de transição. Esse espaço é para você soltar sua criatividade e montar seu vídeo de forma original e única. São muitas opções, e é possível escolher opções diferente para cada imagem, basta posicionar o cursor na linha do tempo onde deseja incluir o efeito ou a mensagem e selecionar na guia a opção desejada.
  6. A cada alteração ou inclusão você pode assistir ao vídeo para ver como está ficando, basta clicar em “executar” na janela a direita da tela e o vídeo vai iniciar, assim você pode modificar, incluir ou excluir elementos.
  7. Depois de pronto o vídeo é só ir até a guia “concluir filme” e salvar e seu vídeo está pronto para ser compartilhado com os amigos ou publicado na web.

Você gostou deste post?

Leia também: