Como fazer um jardim

Existem muitas definições para um jardim, mas podemos dizer que é um espaço verde onde o homem pode interagir e se harmonizar, entrando em contato com a natureza. Assim os jardins assumem grande importância, especialmente nos grandes centros, onde a maior parte do espaço é cimentado havendo muito pouco espaço verde, e onde fazer um jardim pode se tornar uma tarefa muito agradável, uma verdadeira terapia.

É possível fazer um jardim em praticamente qualquer espaço, mesmo num pátio cimentado, num escritório, numa loja, num centro comercial, num apartamento, enfim…qualquer lugar que tenha luz é possível fazer um jardim, criando um espaço especial, bonito e cheio de vida.

Para fazer um jardim o primeiro passo é fazer uma análise do espaço disponível e então fazer um projeto de acordo com as suas peculiaridades. Um jardim no pátio de uma residência precisa somente de terra boa e da escolha das mudas de flores, já se você mora em um apartamento e quer fazer um jardim na sacada por exemplo, pode escolher vasos e espalhar pelas paredes e pelo chão, nos locais disponíveis, comprando terra e escolhendo as mudas que se adaptem a essa condição. Jardins em espaços fechados, como por exemplo, jardins de inverno dentro de prédios comerciais ou outros, dentro de casa, que não recebem luz direta, precisam de um estudo mais apurado, pois não são todas as plantas que se adaptam a essa condição, assim é preciso conhecer um pouco mais sobre as necessidades de cada planta antes de definir suas escolhas. A combinação entre as espécies escolhidas também é importante, pois algumas plantas favorecem o plantio de outras, enquanto outras não se dão bem entre si. Outra situação é a escolha de plantas/flores perenes ou não, ou seja, algumas plantas tem um ciclo determinado, findo o qual elas morrem ou passam por um período de dormência, como as flores com bulbo que aparentemente morrem para rebrotarem somente no próximo ciclo, o que pode ser no próximo ano. Assim a escolha das flores também deve observar se elas são perenes ou não, qual o período de brotação e de floração, para que você possa planejar um jardim que tenha flores o ano inteiro, ou pelo menos em boa parte do ano, e não se surpreender quando de repente suas plantas morrerem ou entrarem no período de dormência.

Como se pode observar com as dicas sobre como fazer um jardim e principalmente sobre a escolha das plantas, esse é um processo que exige que se conheça um pouco das necessidades, das preferências e do ciclo de cada planta, antes de definir suas escolhas para compor o jardim, mas esse é um aprendizado simples em que os resultados compensam logo quando começam a surgir as primeiras flores plantadas por nós mesmos. Uma alegria que só é sentida por quem realmente se emprenha em fazer um jardim, que pode ser um vaso na sacada ou um grande canteiro no pátio da casa.

Você gostou deste post?

Leia também: