Como fazer sabonete

Chegar em casa do trabalho e tomar um banho com um sabonete com seu aroma preferido é uma delícia, assim como levantar da cama de manhã e encontrar no banheiro um sabonete feito especialmente para você, que lava e hidrata a sua pele… são pequenos cuidados que com certeza tornam o nosso dia-a-dia muito melhor.

Fazer um sabonete artesanal, com as propriedades adequadas para o nosso tipo de pele, com o aroma, a textura e a consistência que desejamos e gostamos não é mais um segredo, e pode ser feito por qualquer pessoa. Além de ser uma maneira muito especial e carinhosa de cuidar de você e de sua família, também pode ser uma excelente oportunidade de aumentar o orçamento doméstico, com uma fonte de renda extra.

Fazer os sabonetes artesanais é simples e fácil e não requer experiência, abaixo vamos oferecer para você uma receita básica de sabonete, a partir desta receita você pode criar muitas outras receitas, combinando texturas e aromas, criando sabonetes personalizados e exclusivos. Vamos à receita:

  • 1 quilo de base glicerinada;
  • 1 vidro de corante;
  • 30 ml de essência;
  • 1 colher de sopa de lauril;
  • Formas para o sabonete;

Modo de fazer → corte a base de glicerina em pedaços pequenos e coloque em uma panela esmaltada em banho maria, até derreter. Cuidado para não deixar a glicerina ferver. Mexa com uma colher de pau e vá acrescentando a essência de sua preferência, o corante e o lauril, sempre mexendo. Quando a mistura estiver bem homogênea despeje nas formas e espere esfriar por cerca de 3 horas, para só então desenformar.

Esta é a receita básica de sabonete, mas a partir desta receita podem ser criadas muitas variações. Uma variação muito interessante e que vem fazendo muito sucesso por exemplo, é o sabonete artesanal contra mau olhado, feito com aroma de arruda e sal grosso. O sal grosso é adicionado quando a mistura já está fria, assim as pedrinhas não desmancham e dão uma textura especial para o sabonete, que além de tudo é revitalizante para a pele, assim pode ser acrescentado em qualquer outra receita. As embalagens dos sabonetes normalmente são feitas em papel filme, mas sabonetes artesanais embalados em filó, por exemplo, são uma ótima opção para presente. Enfim, fazer sabonetes artesanais pode ser uma ótima fonte alternativa de renda e também uma terapia, onde você pode soltar a imaginação e criar sabonetes originais, e de quebra ainda ganhar um dinheiro extra.

Você gostou deste post?

Leia também: