Como fazer Pastel de Forno

Uma ótima dica para quem quer fazer um lanche diferente ou surpreender os amigos com uma nova receita, é o pastel de forno, que além de ser uma delícia é muito mais saudável do que o tradicional, já que a forma de preparo dispensa a fritura.

Para fazer é muito simples, basta vontade de pôr a mão na massa – literalmente.

Os ingredientes são:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 colher de sal
  • 1 colher de fermento biológico seco
  • 100ml de água (aproximadamente).

Só isso? Pois é! E o preparo é ainda mais simples: basta misturar todos os ingredientes numa travessa, sendo que a água deve ser colocada aos poucos. Quando a mistura estiver no ponto, que é sem grudar na mão ou ficar muito dura, já pode-se abrir com um rolinho de massa (na última vez que fiz, usei um copo mesmo!), fazer rodelas finas e rechear.

Os recheios podem ser os mais diversos, basta usar a criatividade ou ir conforme o seu gosto. Carne moída, frango, legumes, calabresa, queijo, milho, ervilha. Depois de recheados, colocar em uma forma untada, com azeite ou mesmo margarina. Uma dica fundamental é pincelar um molho shoyo, ou caso você não tenha em casa, picar e moer um caldo de galinha e misturar com azeite para passar por cima do pastel. As duas dicas garantem o sucesso da sua receita e impedem que a parte de cima da massa fique seca.

Quando a massa estiver dourada, é só desligar o forno e se deliciar.

 

Você gostou deste post?

Leia também: