Como fazer chocolate quente

Chocolate quente é uma delícia, especialmente se vier servido com uma generosa cobertura de merengue….

Vamos ensinar como fazer chocolate quente passo a passo, uma receita daquelas de família, que não encontramos nos livros, mas que trazemos na memória da nossa infância. Vamos aos ingredientes dessa delícia:

Para o chocolate quente:

  • 1 litro de leite;
  • 1 colher de maisena;
  • 2 gemas;
  • 6 colheres de açúcar;
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó;

Para o merengue:

  • 3 claras;
  • 6 colheres de açúcar;

Modo de fazer:

Coloque o leite para ferver em uma leiteira ou panela grande; enquanto isso bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada bem cremosa. Depois de pronta a gemada, misture a maisena e o chocolate e mexa bem enquanto aguarda o leite ferver. Quando levantar a fervura do leite baixe o fogo e despeje lentamente a gemada com os demais ingredientes misturados e siga mexendo suavemente até que a mistura se incorpore ao leite e engrosse ligeiramente. Normalmente você deve manter fervendo e mexendo por cerca de 3 minutos.

Se você tiver bastante prática na cozinha ou um ajudante pode fazer o merengue ao mesmo tempo em que faz o chocolate, do contrário depois de pronto o chocolate coloque as 3 claras na batedeira e bata em velocidade alta até obter uma clara em neve bem firme. Diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando  as 6 colheres de açúcar, uma a uma, dando tempo para que se incorporem a mistura. Bata até que o merengue fique bem firme.

Na hora de servir o chocolate quente o ideal é escolher xícaras largas e apropriadas para esta delícia, então despeje o chocolate na xícara e coloque algumas colheradas de merengue por cima. Algumas pessoas gostam de acrescentar um pauzinho de canela no merengue de cada xícara, para enfeitar e dar um aroma especial.

Observação -> O chocolate quente também pode ser servido ao inverso, não fica tão bonito, mas é igualmente saboroso. Coloque primeiro o merengue na xícara e depois despeje o chocolate fervendo por cima. Desta forma o merengue ganha uma consistência diferente, como se cozinhasse levemente e fica mais suave. As duas formas são muito saborosas e valem por uma refeição completa, perfeito para ser servido à noite ou num final de tarde.

Opções -> Existem muitas opções para transformar e inovar a sua receita de chocolate quente, você pode experimentar misturar uma lata de leite condensado no lugar da gemada e da maisena e no final colocar algumas gotas de conhaque em cada xícara. Uma delícia que esquenta até a alma.

Você gostou deste post?

Leia também: