Como fazer brigadeiro

Brigadeiro é um dos doces mais tradicionais nas festas infantis, fazendo a alegria da garotada e também dos adultos. O brigadeiro tradicional, enroladinho e passado no chocolate granulado é delicioso, mas não podemos negar que é muito bom comer brigadeiro de colher na frente da televisão… se bem acompanhado o sabor é ainda melhor!

Brigadeiro pode ser feito no forno de microondas ou no fogão. As duas formas são muito simples e os ingredientes os mesmos:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 colheres de Nescau ou outro achocolatado;
  • 1 colher de margarina, de preferência sem sal;
  • granulados de chocolate;

Brigadeiro no fogão

Coloque todos os ingredientes na panela e leve ao fogo médio, sempre mexendo, especialmente depois que ferve. O brigadeiro fica pronto quando desgruda do fundo da panela. O ponto perfeito para enrolar é quando ele desgruda da panela e forma uma massa homogênea;

Brigadeiro no forno de microondas

Coloque todos os ingredientes num prato refratário alto, mexa bem e coloque no forno de
microondas por 7 minutos. Pare o forno e mexa aos 3 minutos e depois aos 5 minutos, assim baixa a fervura e dá o ponto.

Depois de pronta a massa e fora do fogão ou do forno, mexa bem e coloque em um prato raso para amornar. Enquanto a massa esfria, ela ainda endurece um pouco mais, dando o ponto ideal para você fazer as bolinhas. Quando ela estiver no ponto de manusear, lave e seque bem as mãos e unte com um pouco de margarina sem sal, então com uma colher de café pegue pequenas porções da massa, faça bolinhas enrolando entre as mãos e jogue no granulado que deve cobrir todo o docinho. Depois coloque cada um em uma pelotinha de papel – uma receita rende em média 40 a 50 docinhos pequenos, e se você desejar pode dobrar a receita. Estão prontos os negrinhos, simples de fazer e deliciosos.

Quem quiser dar uma inovada na receita de brigadeiro e surpreender a garotada pode experimentar fazer o “brigadeiro malicioso”. Para isto basta fazer a receita tradicional de brigadeiro e na hora de enrolar os docinhos colocar no meio um Bib’s de amendoim ou chocolate branco, depois é só passar no granulado e colocar nas pelotas de papel normalmente. Ficam deliciosos e existem outras opções de Bib’s que também podem ser usadas, sempre com muito sucesso, especialmente entre os pequenos.

Você gostou deste post?

Leia também: