Como fazer as unhas

Estar com as unhas bonitas e bem feitas há muito tempo deixou de ser um simples capricho ou vaidade feminina para se tornar um acessório imprescindível na composição do look e para atender essa demanda crescente os lançamentos das coleções de esmalte acompanham as últimas tendências da moda em cada estação. Além disso, unhas bem feita causam boa impressão, um sinal de cuidado com a própria aparência.

É fácil ter unhas bonitas e mãos cuidadas, você pode fazer isso na sua própria casa, basta ter alguns itens básicos em sua nécessaire e seguir as nossas dicas.

Itens básicos:

  • Lixas de unha.
  • Alicate de cutícula.
  • Alicate ou tesoura para cortar unhas.
  • Espátulas.
  • Pauzinho de laranjeira.
  • Removedor de esmaltes.
  • Creme de mãos ou removedor de cutículas.
  • Algodão.
  • Esmaltes (esmaltes coloridos, bases, óleo secante).

Comece retirando qualquer vestígio de esmalte das unhas com algodão embebido em acetona ou outro removedor. Logo corte cuidadosamente as unhas se for necessário e então com a espátula afaste as cutículas da unha suavemente e coloque o removedor ou creme de mãos sobre as cutículas.

Umedeça pequenos pedaços de algodão e coloque sobre as cutículas de cada dedo para amolecerem e então comece a lixar as unhas. Use primeiro o lado mais grosso da lixa, sempre no mesmo sentido, depois faça o acabamento com o lado fino da lixa, verificando se a unha ficou bem lisinha, pois qualquer felpinha pode comprometer o resultado final. Agora é hora de tirar as cutículas, aqui é preciso atenção, os dermatologistas orientam a nunca retirar toda a cutícula, pois deixa a base da sua unha desprotegida e abre porta para a contaminação. Além disso, quanto mais se tira a cutícula, mais ela cresce, assim, o ideal é empurrar bem com a espátula e retirar somente o excesso, com muito cuidado para não machucar. Depois de pronta esta etapa, lave e sequem bem as mãos, retirando qualquer resíduo de poeira da lixa e das cutículas.

Fase final – é hora de pintar as unhas. Antes do esmalte passe uma camada bem generosa de base nas unhas e não se importa que ultrapasse no dedo também, pois torna mais fácil a tarefa de retirar os excessos do esmalte ao final. Depois da base passe duas camadas finas do esmalte da cor escolhida, com o cuidado de ter esmalte suficiente no pincel para cobrir toda a unha, isso garante um acabamento melhor. Para finalizar enrole uma mecha bem fininha de algodão no palito de laranjeira, e vá calmamente retirando os excessos no entorno da unha, depois é só passar uma camada de óleo secante e aguardar alguns minutos antes de fazer qualquer atividade para não machucar o esmalte.

Você gostou deste post?

Leia também: