Como fazer artesanato

No mundo moderno quase tudo o que consumimos ou usamos é industrializado ou passa por algum processo mecânico, e os homens de certa forma desaprenderam como criar as coisas necessárias para o seu uso pessoal. O artesanato pode ser considerado isso, uma porta para que o homem se reencontre, exercite a sua habilidade manual, a sua capacidade de criar e produzir, exercite também o cérebro promovendo a agilidade mental, prevenindo dessa forma uma série de problemas de saúde tão comuns atualmente, como o estresse e a depressão. O artesanato é considerado como uma terapia ao alcance de todos e que serve não só para tratar como para prevenir muitos desses problemas.

Além de ser uma terapia, fazer artesanato é uma delícia, é relaxante, a gente deixa o pensamento correr solto enquanto as mãos vão criando e dando forma a diversas peças. Para quem deseja fazer artesanato e não sabe como começar, primeiro deve averiguar se tem alguma habilidade, alguma coisa que sempre gostou de fazer e que pode se tornar uma forma de artesanato, como crochê, tricô, fazer tranças, criar peças, trabalhar com couro, ecapar objetos, enfim, as possibilidades são muitas. A partir de habilidades e gostos particulares vce pode procurar desenvolver uma forma de artesanato, pois são inúmeras as formas existentes.

Para quem nunca fez nenhum tipo de trabalho manual é importante pesquisar, na internet ou nos grupos que existam na sua cidade.Uma dica importante é averiguar o tipo de matéria prima que existe a disposição. Em algumas regiões do Brasil a matéria prima para alguns tipos de artesanato é abundante, enquanto em outros locais precisa ser comprada, pé o caso de artesanato com materiais como palha, barro, madeira, etc.

Escolhido o tipo de artesanato que se deseje fazer então é hora de procurar alguém que possa lhe auxiliar a dar os primeiros passos, ou então tentar sozinho, dependendo do caso, mas de qualquer forma escolhida, é a experiência que vai trazer a perfeição em qualquer tipo de artesanato, o melhor artesão hoje começou um dia aprendendo, não tem outro caminho para chegar lá a não ser tentando, errando, tentando e acertando, evoluindo com as técnicas utilizadas através da experiência adquirida.

Fazer artesanato é aprender a viver melhor, serve para pessoas de todos os sexos e idades, através dele as pessoas trabalham a emoção, exercitam a criatividade, aliviam as tensões e ainda podem tornar essa uma atividade rentável, uma fonte extra no orçamento doméstico.

Você gostou deste post?

Leia também: