Como encontrar uma passagem da Bíblia

As passagens da Bíblia são uma coisa estranha que muitos não entendem (eu, por exemplo). Algo como: Jos 3, 4-5 ou Mt 4,5.6. Se por alguma razão você precisa encontrar uma dessas passagens, aqui está o procedimento adequado:

  1. Identifique as abreviações da Bíblia. A Bíblia tem 72 livros na versão católica. Isso significa 72 abreviações. Para buscar o livro ao qual corresponde, não é necessário aprender todas, somente é necessário buscar no início da Bíblia a abreviação correspondente. Todas as Bíblias têm uma espécie de índice de abreviações.
  2. Identifique o capítulo do livro. O capítulo é o primeiro número que vem depois da abreviação do livro. Assim I Cor 4, seria Primeira de Coríntios, capítulo 4. Geralmente, depois desse número, vem uma vírgula.
  3. Identifique o versículo. Os versículos são pequenos grupos de texto e resultam da divisão dos capítulos de qualquer livro da Bíblia. Esse número vem depois da vírgula que aparece logo após o capítulo. Assim, I Cor 4,5 sería Primeira de Coríntios, capítulo 4, versículo 5. Isso significa que você deve buscar o livro primeiro de Coríntios, logo o capítulo 4 e depois o versículo 5.
  4. Identifique se existem mais versículos. Se depois da vírgula, você encontrar dois números separados por um hífen, significa que você deve buscar o livro e o capítulo referidos e logo o versículo do início e o do final. Você deve ler todos os versículos que estão entre esses dois que você já encontrou.

Dicas Bônus

  • Existem alguns sinais um pouco raros para assinalar leituras. Se ao invés de um hífen, você encontrar um ponto, então significa que você só deve ler os versículos assinalados e não os que se encontram no meio.
  • Se você encontrar ss depois do número do versículo, significa que você deve ler todos os versículos seguintes
  • Se encontrar a ou b significa que você deve dividir imaginariamente o versículo em dois e ler o a ou o b, conforme a indicação.

Cuidado

Não se surpreenda ao ver que diferentes versões da Bíblia possuem diferentes ordenações. O mais certo é que você encontre diferenças quanto a ordem dos versículos.

Você gostou deste post?

Leia também:

    Nada encontrado