Como clarear um móvel escuro

Não são todos os ambientes que ficam bem com móveis escuros, pois dependendo dos acessórios e do espaço eles dão a impressão de que o ambiente é menor do que realmente é e deixam a decoração pesada e escura. Para disfarçar esses efeitos existem algumas soluções, como deixar o ambiente mais leve com objetos coloridos e cortinas e paredes mais claras, ou ainda você pode clarear os móveis.

Para clarear um móvel de madeira é preciso primeiro fazer uma análise criteriosa da peça e definir o que você deseja, pois existem várias técnicas: você pode simplesmente pintar ele de uma cor mais clara; pode fazer uma pátina que está super na moda ou ainda pode tentar clarear a madeira, o que exige um pouco mais de experiência e nem sempre é garantido.

Para clarear o móvel através de uma pintura é simples, primeiro você limpa bem a peça, depois lixa retirando todos os resíduos de cera e de tinta, limpe e lixe novamente com uma lixa de madeira bem fina. Retire todo o pó da peça e passe uma demão de tinta de fundo, espere secar, passe uma lixa fina suavemente, passe um pano seco e depois uma demão da tinta escolhida. Faça o procedimento de novo, espere secar, passe levemente uma lixa fina, limpe e passe a última camada de tinta. Seu móvel então estará pronto e renovado.

Para clarear o móvel usando pátina o procedimento inicial é o mesmo, lixe muito bem a peça, mas não precisa tirar toda a tinta de fundo, limpe e passe uma demão de tinta látex para fundo. Pode ser branca ou creme, espere secar e de outra demão. Espere secar bem e então passe a tinta látex colorida da cor escolhida diluída em água, usando um pincel próprio para pátina que deixa aquele efeito riscado, e logo depois passe o verniz para dar o acabamento. Existem outras técnicas de pátina, com palha de aço, com rolo, mas em todas elas o efeito é semelhante e renovam seus móveis.

A terceira opção é clarear a madeira natural, esse é um processo mais complicado e nem sempre se obtém o sucesso desejado. Primeiro se deve lixar bem a madeira retirando toda a cobertura existente de ceras e tintas, depois se aplica com pincel uma mistura de água oxigenada 70% com amoníaco. Aplique abundantemente em todo o móvel até que ele chegue à cor que você deseja. Essas substâncias clareiam a fibra da madeira, mas nem todas as madeiras reagem bem a essa técnica, de forma que o ideal é que ela seja feita por um profissional. Depois de chegar a cor desejada é só passar um verniz ou mesmo uma cera incolor e você terá o seu móvel mais claro e renovado.

Você gostou deste post?

Leia também: