Como aproveitar resto de madeira em móveis

A cada dia que passa conseguir madeira para a fabricação de móveis se torna uma tarefa das mais difíceis e isso vai obrigando carpinteiros e marceneiros a mudar de profissão, especialmente aqueles que não têm criatividade para buscar outros recursos que permita continuar a atividade. A madeira para móveis hoje além de difícil de ser conseguida está cara demais o que torna os móveis de madeira uma preciosidade que poucos podem se permitir o luxo de comprar.

A verdade é que essa escassez vem obrigando os profissionais do setor a buscarem alternativas novas para que possam manter a atividade e ainda preservar a mata como mandam as leis da própria natureza. Essa escassez fez com que os carpinteiros da Amazônia fossem à busca de alternativas e foi onde começaram a construir móveis utilizando toquinhos de madeira que eram descartados para serem queimados e transformados em carvão. Uma fabricante de utensílios domésticos naquela região comprava grande quantidade de madeira em forma de bloquinhos retangulares, em media com 5 cm, que eram usados para fazer cabos de talheres, porém esses toquinhos eram descartados a menor imperfeição e quando não iam para a fornalha eram abandonados na mata.

Dessa maneira alguns carpinteiros da região passaram a comprar essas sobras a um custo reduzido e passaram a fabricar várias peças com esses pequenos toquinhos. Muitas dessas peças foram expostas e teve grande destaque, em especial as cadeiras preguiçosas e as redes feitas com esses restos de madeira que normalmente seriam queimados ou deixados na mata apodrecendo. O detalhe importante em tudo isso é que até para o exterior essas peças já foram. Entretanto as pessoas da própria região não valorizam esse trabalho que é feito com aproveitamento de madeira de lei.

As pessoas de fora que vêem esses móveis rústicos ficam admirados e se encantam com o trabalho, entretanto as pessoas do lugar não valorizam esse trabalho porque na realidade estão muito acostumados a ver esse material ser descartado para o fabrico de carvão como se não tivesse valor algum. Maravilhas podem ser feitas com madeiras que são descartadas sem o menor critério nem o devido cuidado que se deveria ter no que tange a preservação da natureza e muito deverá ser feito até que haja uma mudança significativa nessa cultura de desperdício que impera no mundo todo. A verdade é que de pequenos toquinhos de madeira belos móveis podem ser feitos.

Você gostou deste post?

Leia também: