Como aproveitar gavetas velhas

Na decoração da nossa própria casa o grande diferencial é que podemos soltar a nossa imaginação e criar peças únicas, aproveitar móveis antigos, restaurar, recriar e deixar tudo com o nosso estilo. Essa é a diferença fundamental de um prédio e de uma casa, um prédio são paredes, janelas, portas e até móveis colocados em um espaço, enquanto uma casa são esses mesmos elementos ordenados por indivíduos que dão vida ao ambiente, dispondo, arrumando, dando seu próprio estilo ao espaço onde vive.

Em nossa casa todos os espaços devem ter o nosso jeito e podemos criar à vontade. Para isso não precisa muito dinheiro, nem ir a uma loja comprar tudo novo conforme o nosso gosto, é possível criar e recriar peças a partir daquilo que temos, utilizando técnicas artesanais tão em voga quando o assunto é decoração.

Um dica super legal para criar um cantinho único na sua casa, é o de uma estante construída a partir de gavetas velhas. Basta restaurar as gavetas e dispor elas uma em cima da outra, usando o espaço para guardar objetos de decoração, livros, CDs, etc.

Estante com gavetas velhas

Para fazer a estante você vai precisar de gavetas, no nosso modelo foram usadas 6, mas a estante pode ser feita com qualquer número de gavetas. Você também vai precisar de tinta de PVA branca ou marfim, tinta colorida na cor desejada, tinta colorida para decorar o fundo da gaveta, ou papel de parede ou tecido), cola, pincel, lixa e cera incolor.

Lixe bem as gavetas e complete qualquer imperfeição que elas possuam com massa corrida para madeira. Limpe bem com um pano seco e passe uma demão da tinta de fundo branca e deixe secar. Lixe suavemente, limpe com um pano seco e passe mais duas demãos da tinta colorida na cor escolhida e depois espere por cerca de horas ate secar completamente. A seguir passe a decoração do fundo pelo lado de dentro das gavetas. A forma mais prática é usando papel de parede ou então tecido, escolha a cor ou a estampa desejada, recorte e cole sobre o fundo da gaveta. Para dar o acabamento passe cera incolor, espere secar e lustre as peças. Outra opção e pintar o fundo das gavetas com outra cor ou então com motivos coloridos, ou ainda o fundo de cada gaveta de uma cor diferente. Nesse momento a sua criatividade é o limite, pois só você pode determinar o que combina melhor com o ambiente da sua casa onde vai colocar a estante.

Depois de prontas as gáveas você finalmente vai empilhar as gavetas conforme o seu gosto. Pode colocar parafusos prendendo uma na outra para ficar mais firme.

Você gostou deste post?

Leia também: