Como aplicar textura nas portas de madeira

A textura é uma das opções de decoração mais em voga atualmente, oferecendo inúmeras opções para aplicação em ambientes internos e externos de residências, prédios comerciais, lojas, escolas, etc. As texturas, normalmente feitas em tons fortes que contrastam com as demais cores, criam efeitos bonitos e surpreendentes, capazes de transformar o estilo de um ambiente.

Normalmente o que encontramos são texturas realizadas em paredes de alvenaria, feitas sobre uma parede que se quer dar destaque. Contudo as texturas também podem ser realizadas em superfícies de madeira, como por exemplo, nas portas, obtendo os mesmos efeitos. As técnicas para fazer a textura em madeira são chamadas de decapê e são compatíveis com as da textura em alvenaria, contudo os materiais são apropriados para a madeira. A técnica é fácil de fazer, apenas um pouco trabalhosa, você pode contratar um especialista em texturas ou você mesmo por a mão na massa e criar texturas pelas portas da sua casa, renovando os ambientes com muita classe e criatividade.

Os materiais para fazer a textura são encontrados facilmente em lojas de tintas ou em lojas de material de construção e são:

  • massa corrida PVA
  • tinta PVA ou acrílica branca
  • cola polar
  • verniz
  • tinta colorida na cor desejada
  • pincel e uma lixa 120

Lixe e limpe a porta. Prepare a massa para textura misturando a massa corrida e a tinta PVA numa proporção de 60% de massa para 40% de tinta, e pode acrescentar 10% de cola polar. Misturar até que fique homogêneo e então aplicar de maneira uniforme sobre toda a porta, apertando a trincha ou o pincel para que forme vincos. É o movimento feito com o pincel ou a trincha que vai dar a textura da porta, portanto você decide como fazer. Também pode usar algum outro instrumento como uma escova, para criar o relevo com seu estilo. Espere secar por 24 horas. Pinte com a cor escolhida e espere secar.

Nesse ponto você tem várias opções, pode passar uma esponja umedecida e tirar o excesso de tinta, clareando a pintura em alguns pontos, ou ainda pode esperar secar e passar outra demão de tinta em outra cor contrastante ou outro tom da mesma cor. Espere secar. Com a lixa gramatura 120 passe por toda a porta no sentido dos veios da textura, até que apareça o branco do fundo, dando o efeito da textura. Depois de pronto limpe bem a porta passando um pincel para retirar o pó dos veios da textura e então aplique um verniz sem brilho.

O que acabamos de apresentar foi uma receita de como fazer a textura de uma porta de madeira básica, mas os efeitos e opções são inúmeros, basta usar a sua criatividade e inovar.

Você gostou deste post?

Leia também: